Juiz sul-africano apresenta no STF conferência sobre resistência, democracia e direitos fundamentais
Nesta quinta-feira (27), às 10h, será realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) conferência com o tema “Resistência, Democracia e Direitos Fundamentais na África do Sul”, apresentada pelo juiz aposentado do Tribunal Constitucional da África do Sul, Albie Sachs. O convite ao palestrante foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso que, assim como Sachs, frequenta o Global Constitucionalism Seminar, evento de direito constitucional realizado anualmente na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Na palestra, o juiz Sachs discute o processo de afirmação dos Direitos Fundamentais na África do Sul, a partir da experiência da Corte Constitucional do país. A apresentação ocorrerá na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF (anexo II-B, 3º andar), onde também será lançada a biografia do palestrante, traduzida para o português pelo advogado Saul Tourinho. Participarão da composição da mesa os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Ayres Britto (aposentado).
Nomeado em 1994 pelo presidente Nelson Mandela, Albie Sachs é sul-africano e ativista em direitos humanos e em ações antiapartheid. Sofreu grave atentado que lhe custou um dos braços e parte da visão. Recebeu o Prêmio internacional Alan Paton por seu livro “Soft Vengeance of a Freedom Fighter” e o Prêmio Tang no Rule of Law, uma das mais importantes premiações internacionais na área dos direitos humanos e da justiça global.
O evento será transmitido em tempo real no canal do STF no Youtube: www.youtube.com/stf.
Profissionais de imprensa poderão acompanhar a palestra no local. Não é necessário credenciamento prévio.
EC/EH
Link : Juiz sul-africano apresenta no STF conferência sobre resistência, democracia e direitos fundamentais
Fonte: STF