Toffoli solicita aos tribunais do país que enviem recursos representativos de controvérsia para análise da Corte
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou a todos os tribunais e turmas recursais do país que enviem recursos representativos de controvérsia – nos quais a questão jurídica é idêntica e se repetem de forma razoável – a fim de que sejam examinados sob o rito da repercussão geral pela Corte. O motivo, segundo o ofício encaminhado, seria o acúmulo de processos no acervo dos órgãos devido à suspensão temporária dos prazos processuais como medida de enfretamento à pandemia de Covid-19.
"Essa medida, além de valorizar e consolidar o instituto da repercussão geral, com a suspensão do trâmite dos feitos que tratem do mesmo tema examinado sob essa sistemática, […] evita que, após normalizada a situação dos prazos nos tribunais, seja remetido um elevado número de recursos ao STF", explicou Dias Toffoli. Segundo ele, o problema se notablizou por uma redução significativa do número de processos recebidos pelo STF nos últimos dias.
Toffoli salientou ainda que o sistema de justiça tem garantido prestação jurisdicional respeitando o distaciamento social recomendado durante a pandemia. "Entendo valoroso registrar que, em tempos tão delicados, o Poder Judiciário tem, de forma exemplar e elogiosa, demonstrado seu compromisso com a sociedade brasileira", apontou.
Assessoria de Comunicação da Presidência
Fonte: STF